quarta-feira, 1 de abril de 2009

Tecnologia ecologicamente correta


Uma empresa de tecnologia pode ser ecologicamente corretacom tantas máquinas e equipamentos ligados?
Algumas empresas já adotaram a medida de apagão após 21 horas. Primeiramente com relação ao corte de gastos com eletrecidade e também por ser uma decisão da diretoria administrativa juntamente com o departamento de Relações Públicas para que o funcionário que usualmente fica até mais tarde trabalhando seja "obrigado" a parar de trabalhar após ás 21 horas, tendo assim uma melhor qualidade de vida.
A concientização é o caminho mais fácil para que todos os funcionários unam suas energias para o bem comum da empresa. Atualmente as pessoas estão mais receptivas a idéia de ser ecologicamente corretos e estão se adaptando a sugestões da diretoria para redução de custos.
Como exemplo podemos citar o incentivo para que os funcionários trabalhem em casa(remoto), interligados em tempo real a empresa, deixando assim de utilizar veículos, diminuindo a poluição do meio ambiente além de ficar mais tempo co a família e amigos por possuir um horário de trabalho flexível.
Teoricamente ninguém opõem-se a salvar o planeta, mas o processo de tornar-se verde pode criar bastante resistência. Aí está o papel de Relações Públicas que , com diplomacia sem igual mostra aos funcionários que as técnicas utilizadas pela organização que representa pode trazer melhorias a empresa como um todo ( incluindo o próprio funcionário, no caso de PL - participação dos lucros) , além das melhorias no nosso planeta azul, que já não está mais tão azul assim.
As empresas estão encorajando os funcionários a utilizarem os dois lados de uma folha na hora da impressão e evitar as impressões em quantidade maior do que o necessário. Outra medida é pedir que os colaboradores desliguem o monitor do computador quando forem passar algum tempo afastados.
Luzes e torneiras ligadas através de sensores com manutenção contante para que não gastem mais energia ou água do que o necessário. Do ponto de vista individual parece que estes são esforços pequenos mas olhando coletivamente, o meio ambiente agradece a ajuda!
Fonte: Revista InformationWeek - Novembro/2008

Um comentário:

Unknown disse...

A BUSCA INCESSANTE PELO DINHEIRO NÃO PERMITE QUE AS EMPRESAS PAREM PARA PENSAR NO FUTURO DO NOSSO PLANETA. OS DADOS PROVAM QUE QUANTO MAIS DESENVOLVIDO O PAÍS MAIS POLUIDOR ELE É. OS ESTADOS UNIDOS, POR EXEMPLO, ESTÃO EM PRIMEIRO LUGAR NESSA LISTA, SE NEGANDO A ASSINAR O TRATADO DE KIOTO E GASTANDO MILHÕES POR MÊS NA COMPRA DE CRÉDITOS DE CARBONO.
UM DESASTRE ESTÁ POR VIR E É SEMPRE BOM CADA UM TENTAR FAZER SUA PARTE. PARABÉNS A VOCÊS, ESTÃO FAZENDO A SUA PARTE NA CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO! BJOSSSS.
ALYNE FERRAZ.