segunda-feira, 27 de abril de 2009

Intangíveis

O que são os ativos intangíveis das empresas?
São bens não físicos de uma empresa, ou seja, não trata-se de cifras ou patrimônio. Estes são alguns deles: Governança Corporativa; Sustentabilidade; Marcas; Conhecimento Corporativo; Inovação; Tecnologia da Informação e Internet; Talentos; Clientes e Consumidores.
Para que um intangível seja reconhecido é necessário que estes ativos da empresa sejam avaliados por stakeholders externos à organização, tais como acionistas, investidores, analistas, market-makers, clientes, colaboradores, mídia, blogueiros, ONGs e setor público.
Por isso, a hora é agora para cada vez mais se importar com alguns valores como credibilidade e imagem que a Empresa possui.
Já existe há dois anos o PIB Prêmio Intangíveis Brasil que tem como objetivo mensurar e reconhecer as empresas que melhor gerenciam seus intangíveis e investem sistematicamente na geração de valor aos acionistas, clientes, colaboradores, fornecedores, comunidades.
Para saber quem foram os ganhadores do PIB 2008 acessar o site: http://www.premiopib.com.br/

Um comentário:

Agência Dynam|us disse...

Parabéns pelo post sobre bens intangíveis. Muito interessante e pude relembrar meu curso de Administração com a matéria Gestão do Conhecimento. Na aula de Intangíveis o professor citou dois exemplos:
1- Podem jogar uma bomba em todas as fabricas da coca-cola que ela se manterá viva, pois o que vale é a MARCA que possui valor agregado suficiente para tal.

2 - A alemanha é uma das maiores produtoras e exportadoras de café do mundo, detalhe, não há um pé de café nas terras alemãs para produção e comercialização.

Isto é gestão do conhecimento. A alemanha possui terras em outros países para produzir seu café e exportar.
Achei o máximo.

Abraços e parabéns.