sexta-feira, 3 de abril de 2009

Avaliação de RH 360 Graus

O processo – O processo de Avaliação 360º tem início a partir da escolha de quem irá avaliar o profissional e dentre esses, participam cinco pessoas que envolvem: a chefia e os pares do avaliado. O processo total de avaliação dura aproximadamente um mês e meio e ao final, o gestor recebe um relatório com todas as avaliações que foram realizadas e recomendações individuais descritas pelos funcionários. Logo após essas fases, chega o momento do funcionário avaliado receber o feedback.
Para que não ocorra qualquer tipo de injustiça e a aplicação da metodologia seja realmente justa, a empresa conta com o apoio de um comitê de avaliação que também acompanha todas as fases processo. “Na etapa inicial da avaliação todos os envolvidos preenchem planilhas. Na seqüência, o chefe entra no processo e faz a avaliação do funcionário. Consolidadas as avaliações, verifica-se se as justificativas apresentadas realmente têm fundamento e por último ocorre o processo de feedback”Antes de aplicar uma avaliação 360º são necessários muitos treinamentos, para que todos compreendam o significado real do feedback.
O processo de avaliação tornou-se totalmente translúcido em grandes empresas que já implantaram o sistema e os dados da avaliação são abertos para os envolvidos no processo. Hoje, graças a esse instrumento o funcionário consegue ter uma melhor percepção sobre ele mesmo e como a chefia o vê.
Para a empresa, a grande vantagem de se adotar a Avaliação 360º é que o próprio funcionário conhece a percepção sobre ele próprio, e o que líder e o time têm dele. A partir daí, o colaborador pode traçar um plano de desenvolvimento e conseqüentemente aprimorar determinadas competências que influenciarão o resultado de sua performance. Isto é, identificar as ações que ele deve potencializar ou ainda corrigir determinadas trajetórias que cedo ou tarde impactarão em sua carreira.
Todo esse trabalho é acompanhado pela área de Recursos Humanos e RH.
Quando todos os feedbacks são dados ao funcionário é realizado um plano de acompanhamento de desenvolvimento para o profissional, que permite a capacitação técnica e comportamental do mesmo. “Cada empresa deve ter elementos que combinem com sua cultura, com sua realidade. O processo necessita de um amadurecimento prévio, pois é sensível e mexe com todos que atuam na empresa”
Há pontos de extrema importância observados na vida profissional como: trabalho em equipe, liderança, criatividade, flexibilidade, questões sociais e ambientais, bem como participação. Contudo, para desenvolver todas essas competências, a área de RH e RP dá toda a estrutura para a capacitação dos profissionais, através de treinamentos focados na cultura corporativa.
De acordo com o site
http://www.rh.com.br são muitos os diretores que estão satisfeitos com a avaliação 360 graus.

2 comentários:

Sandra Marucci disse...

Acredito que sempre deva haver transparência na relação empregado x empresa. A avaliação 360o. permite essa situação.

W. AVILA disse...

É desejável que essa avaliação sej aacompanhado de um processo de coaching de modo a dotar o colaborador de um plano de ação sólido e consistente e assim perenizar os resultados.
W. Avila
Coach de vida e de carreira