segunda-feira, 5 de abril de 2010

Relações Comunitárias no Esporte

O que é Relações Públicas Comunitárias? Como ela funciona aplicada ao esporte? Perguntas como essas estarão cada vez mais presentes no nosso cotidiano, por causa de um simples fato: hoje o esporte virou um negócio.






O papel dos Relações Pública está cada vez mais presente em ações de Marketing Esportivo, consequentemente programas de Relações Públicas Comunitárias ganha um forte reconhecimento.

As Relações Comunitárias(RC) no esporte surge com a meta de obter aceitação, aprovação e apoio do público. Os programas de RC podem ser iniciados de 3 maneiras: pelos jogadors, pela equipe ou pela liga.

Independente de quem comece, os jogadores são peças fundamentais para o sucesso do programa, pois é a presença deles e seu envolvimento que atraem o interesse da mídia e dos patrocinadores.
As Relações Comunitárias têm objetivos de longo prazo, pois ela vai promover um relacionamento com os fãs. Todo envolvimento emocional que os clientes têm com uma clube é a base para criar relacionamentos de longo prazo.

Tanto os benefícios de curto(mídia) e de longo prazo derivam do desenvolvimento de um programa de Relações Públicas Comunitárias equilibrado e planejado estrategicamente.
Relações Públicas é gestão, é estratégia, é relacionamento, é grenciamento, é planejamento. Pensando em tudo, não consigo me conformar como o Santos F.C. conseguiu pisar na bola, de uma forma grotesca.

O fato dos meninos da Vila não terem entrado na instituição de caridade Lar Espírita Mensageiros da Luz, que ajuda crianças com paralisia cerebral é desumano.
Independente de qualquer religião, você tem que valorizar o trabalho daquelas pessoas e trazer alegria para as crianças. Fazer uma boa ação toda a religião permite.

Mas o clube também é culpado, que tipo de programa foi esse? Me fala quem planejou isso? Que foi o estrategista? No mínimo eles deveriam ter conversado com os jagadores, se metade não vai participar, então não faça! O clube saiu perdendo totalmente, sem contar nos jogadores.
A ideia proposta pelo Santos foi fantástica, mas quem faz o sucesso do programa são os jogadores, se o principal jogador do time não vai participar, você já tem um mega problema, mas se 90% dos jogadores também não vai participar, você tem uma baita crise.

As Relações de Mídia geram resultados imediatos, não sei como o Santos vai melhorar sua imagem com a comunidade depois desse fiasco. Só sei que agora a equipe de Relações Públicas do clube tem muito trabalho pela frente.

Sei que eles são jovens com muito dinheiro, alguns nem sabem o que fazer precisam de auxílio do pai. Com certeza muito deles já fazem doações para instituições, mas isso não vai apagar a rejeição que eles deram para aquelas crianças. Eles vão ter que jogar muito mais que bola pra recuperar a imagem que eles perderam perante a comunidade. Afinal todas as notícias que saíram sobre o caso, está com os nomes dos jogadores que entraram e os que não entraram na instituição.


Fonte:http://conexaoesportiva.wordpress.com/2010/04/04/relacoes-comunitarias-no-esporte/#comments

Aqui você encontra o que o Santos F.C. irá realizar para reverter a situação : http://br.esportes.yahoo.com/noticias/d-sport-santos-promete-acoes-reparar-incidente-05042010-82.html

2 comentários:

Jéssica disse...

Olá, grupo In Line - Comunicação Integrada!!
Sou a Jéssica do blog Conexão Esportiva, obrigada pela dica da reportagem do Yahoo, não tinha visto.

Eu acredito que voltar a casa é uma das soluções, pois saber que eles estão dispostos a se retratarem é fundamental, entretanto acho que outras as ações deveriam feitas.

Adorei a iniciativa do Santos em criar um relcionamento com a comunidade, espero que eles não parem por causa desse incidente. Foi péssimo para imagem deles o ocorrido, mas já vimos que eles estão correndo atrás.

Como a própria reportagem falou: "Para o presidente, a juventude dos atletas do Santos é uma explicação para o incidente". Por isso que existe nós, Relações Públicas, para ensinar essa juventude coisas que não se devem fazer!!
Um das grandes funções de um RP: Gerenciamento de Carreiras

Adorei o blog de vocês!
Beijos, Jéssica.

.: In Line - Comunicação Integrada :. disse...

Eles voltarem a entidade foi bacana, porém ficou claro que a comunicação ali dentro não está funcionando muito bem, e como como vc mesma disse: "Por isso que existe nós, Relações Públicas, para ensinar essa juventude coisas que não se devem fazer"!!

Bjs querida