Trabalhar com a comunicação interna de mais de 70 mil colaboradores. Esse é o desafio da TV1, que desde janeiro de 2008 assumiu a gerência de comunicação corporativa do Grupo Pão de Açúcar.
O Grupo possui quatro bandeiras: Pão de Açúcar, Extra, Compre Bem e Sendas, num total de 650 lojas em todo o País. Com perfis e públicos tão diferentes, a estratégia deve ser muito bem pensada. “Temos um público muito diverso, como executivos, gerentes e atendentes e o nosso desafio é atingir a todos”, afirma Sônia Penteado, diretora do Núcleo de Relações Públicas da TV1.
Para atingir esse objetivo, Sônia conta que a agência fez um grande diagnóstico da área de comunicação interna, analisando os perfis do público e as necessidades de cada um. “Fizemos visitas a várias lojas do Grupo e conversamos com todos os setores, desde a gerência até o atendimento”, conta.
A partir do diagnóstico do público interno foi possível traçar as estratégias e definir as ferramentas, com canais para cada perfil. “Enviamos newsletters com as informações mais importantes da semana para executivos e gerentes, também fizemos um jornal mural, que fica exposto nas lojas, com as mesmas informações da newsletter, mas numa linguagem bem mais direta", explica Sônia.
Além da newsletter e do jornal mural, a TV1 também é responsável pelo hotsite e pela reformulação da revista bimestral do Grupo, que é distribuída para os mais de 70 mil colaboradores. “Essa revista trata de assuntos do dia-a-dia e é um sucesso entre todos os colaboradores, porque eles se veem retratados nela”, diz.
Outra prática tradicional do Grupo Pão de Açúcar, que continua sendo adotada, é chamada “reunião rapidinha”, quando todos os gerentes se reúnem diariamente com os líderes de setor para transmitir as informações mais importantes do Grupo, que depois são passadas para todos os colaboradores das lojas.
O Grupo possui quatro bandeiras: Pão de Açúcar, Extra, Compre Bem e Sendas, num total de 650 lojas em todo o País. Com perfis e públicos tão diferentes, a estratégia deve ser muito bem pensada. “Temos um público muito diverso, como executivos, gerentes e atendentes e o nosso desafio é atingir a todos”, afirma Sônia Penteado, diretora do Núcleo de Relações Públicas da TV1.
Para atingir esse objetivo, Sônia conta que a agência fez um grande diagnóstico da área de comunicação interna, analisando os perfis do público e as necessidades de cada um. “Fizemos visitas a várias lojas do Grupo e conversamos com todos os setores, desde a gerência até o atendimento”, conta.
A partir do diagnóstico do público interno foi possível traçar as estratégias e definir as ferramentas, com canais para cada perfil. “Enviamos newsletters com as informações mais importantes da semana para executivos e gerentes, também fizemos um jornal mural, que fica exposto nas lojas, com as mesmas informações da newsletter, mas numa linguagem bem mais direta", explica Sônia.
Além da newsletter e do jornal mural, a TV1 também é responsável pelo hotsite e pela reformulação da revista bimestral do Grupo, que é distribuída para os mais de 70 mil colaboradores. “Essa revista trata de assuntos do dia-a-dia e é um sucesso entre todos os colaboradores, porque eles se veem retratados nela”, diz.
Outra prática tradicional do Grupo Pão de Açúcar, que continua sendo adotada, é chamada “reunião rapidinha”, quando todos os gerentes se reúnem diariamente com os líderes de setor para transmitir as informações mais importantes do Grupo, que depois são passadas para todos os colaboradores das lojas.
“Agora a agência planeja um diagnóstico de resultado, para avaliar como as estratégias de comunicação interna afetaram os colaboradores do Grupo”, conclui Sônia
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